segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Um mundo alternativo



Você sabe o que é Fandom? Não? Então aqui você vai conseguir entender um pouco o que é.
A palavra Fandom possui origem inglesa e significa Fan Kindom, o que traduzindo significa “Reino dos Fãs”.

O que isso quer dizer é que Fandon é um mundo fãs aficionados por determinada história em quadrinhos, tv, novela, filme etc. E interessante como eles se envolvem com seus personagens favoritos, como eles entram nesse mundo. Eles conseguem interagir dentro e fora do mundo virtual.

No mundo virtual existe diversos blog criados para duvidas e vários fóruns para discussões entre eles. Já no mundo real existe eventos anuais para encontros para todos que seguem esse “onda” e como exemplos temos:

- Fan Fiction: conhecido também como Fanfic – onde os fãs escrevem histórias, porém as mesmas não fazem parte do enredo oficial.
- Fanzine: que é uma revista editada pelo fã.
- Cosplay: que são encontros onde os adoradores vão vestidos como os personagens.
Fandom e Transmídia ao mesmo tempo interligado sem depender um do outro, consegue imaginar que isso poderia ser possível?



O mundo dos fãs não é só criado por eles, a mídia também tem seu papel. Então com isso nasce a transmidia, onde a mídia cria uma enorme variedade de produtos que acabam completando esse mundo Fandom.

Com isso até pode-se dizer que Fandom é uma transmidia, já que os próprios fãs criam diversas plataformas de um mesmo produto, porém o que o tornam diferentes são seus objetivos ao criarem essas outras plataformas. Então conclui que a transmidia esta sim obtendo sucesso e atendendo as diversas exigências dos fãs. E vendo por outro lado, o Fandom completa essa idéia de atender diversas pessoas de maneias diferentes e com descompromisso com a imparcialidade.


E observamos que essa “cultura” esta cada vez mais conhecida mundialmente e vem crescendo dia após dia. Mas uma coisa que devemos ter ciência que ficção é ficção, temos que saber diferencia as duas coisas para que não exagere e não passe do limite da realidade, saber aproveitar sem fazer mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário