terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cultura fast food



Hamburgueres, batata frita, refrigerantes gigantes. Isso faz te lembrar algo, correto ? Tudo isso está presente em fast foods como Mc Donald’s ou Burguer King, e mais que isso, está na cultura americana.

Se esses conceitos são da cultura americana, como nós brasileiros conhecemos essas coisas e como está presente em nosso cotidiano? A resposta é fácil, mundialização da cultura, também conhecido como cultura globalizada. A cultura de um país com forte poder econômico tende a influenciar culturas menores, como a do Brasil. Se tratando dos EUA, a cultura de lá se tornou mundial, afetando significamente o planeta.  Filmes, séries, estilo de vida, equipamentos e até mesmo a culinária são alguns fatores que a cultura americana implantou no mundo e fazendo que, com o uso da globalização, se formasse uma cultura mundial.

Essa influência não á apenas para que sejamos “amigos” do país mais influente do mundo, essa influência é feita unicamente para o consumo. O interesse das grandes fábricas e da indústria mundial, é o consumo e uma das formas que o mercado mundial, grande parte americano, encontrou para um consumo em massa é a implementação da cultura global em âmbito mundial.

O Mc Donald’s, por exemplo, implantou a cultura de “fast food” em nosso país e o consumo da população neste segmento alimentar tende aumentar cada vez mais, com consumidores no mundo todo.

Alguns países mais conservadores lutam para serem livres dessa cultura mundalizada (ou ocidentalização cultural), como Cuba e China, porém essa luta terá um fim, e possivelmente a guerra acabará com o capitalismo mundial sendo vencedor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário